De marcas que já vestiram estrelas internacionais, o São Paulo Fashion Week N56 está cheio, e um dos nomes em questão é Artemisi, de Mayari Jubini. Responsável por looks icônicos vestidos por Luísa Sonsa, Pabllo Vittar, Demi Lovato e Julia Fox, a Artemsi é uma das marcas que se identificam de longe, seja pelo seu jeito sexy e futurista ou pelas impressões em 3D que a fizeram conhecida.
Mayari começou sua marca sem investimento e recursos, motivada por seu desejo antigo de ter sua própria marca e pela necessidade de apoiar sua mãe após a morte de seu pai. A marca inicialmente focava em produção ready-to-wear com toque conceitual, o que atraiu a atenção dos artistas; eles pediam versões personalizadas das peças, o que levou a designer a adotar o modelo sob medida devido à alta demanda.
“Os artistas conheciam a peça pessoalmente, se encantavam, gostavam muito. Daí pediam a peça em outra cor, outras peças semelhantes ou uma versão diferente, então eu comecei a mudar a forma de trabalho para dar conta da demanda”, conta a designer.
Celebrando a nova fase, ela apresenta nas passarelas “Requiem for the Time”, coleção que marca um divisor de águas em sua carreira, simbolizando novos tempos. “Requiem é uma composição clássica para morte e estamos falando da morte do passado para um novo futuro, com diversidade de técnicas e referências à arte, como cinema, já que é algo que está muito presente na coleção e principalmente na marca.” explica a designer. As peças futuristas dão o tom do tema de seu debut. Falando sobre o tempo, ela visita o guarda-roupa em sua essência, passando das armaduras e indo até os looks que vemos hoje. “Foi uma coleção que eu estudei muito em cada técnica nova. Foram meses de estudo para executar”, comenta.
Composta por 24 looks, partindo das cores preto, prata, dourado, cinza, vinho, azul e off-white, as novas técnicas se baseiam na já tradicional impressão 3D, mas desta vez incorporadas ao tecido, combinadas com bordados, detalhes de pintura manual e estamparia. A tridimensionalidade conhecida da marca é cuidadosamente esculpida por meio de modelagem, transformada em peças completamente montadas à mão, resultando em um conjunto de vestuário inteiramente confeccionado em aço.
Animada para a estreia, estar numa passarela já era um sonho de carreira e agora, ele acontece e é uma das coisas pelas quais Mayari vê como uma grande conquista em sua carreira: “Eu acho que todas as conquistas são muito importantes, porque uma leva a outra. O fato de já ter vestido grandes artistas brasileiras, de ter saído em todas as grandes revistas de moda, tanto fora do Brasil como aqui, mas estar no São Paulo Fashion Week é muito significativo”. Ela também enfatiza a importância das semanas de moda no Brasil, destacando o talento e a potência do país na indústria da moda, acreditando que é essencial valorizar o talento nacional.