Se existe um consenso entre dermatologistas, é de que a radiação solar pode causar danos irreparáveis para a pele. Apesar de trazer uma série de benefícios para a saúde, como o estímulo à produção de vitamina D, a exposição ao sol requer cuidado, especialmente em relação ao tempo e à proteção da pele. Em excesso, os raios UVA e UVB podem provocar desde queimaduras até acne, envelhecimento precoce e, em casos mais graves, câncer de pele.
Mas não é preciso chegar a extremos para conquistar aquele rubor saudável que aparece depois de algumas horas ao sol. Bons truques de maquiagem também garantem o efeito sunkissed (ou “beijada pelo sol”, em tradução livre), que foi aposta na mais recente temporada de desfiles e tem tudo a ver com o verão.
Para conquistar o visual corado sem precisar se expor ao sol, a makeup artist Brigitte Calegari ensina o passo a passo: “a ideia é aplicar blush nos pontos mais altos do rosto — no topo das maçãs, no nariz e trazer também o resquício de produto que ficou no pincel para a parte mais alta da testa e para o queixo, que são as áreas que ficariam naturalmente coradas caso você tomasse sol.”
Segundo a expert, os tons avermelhados são os mais indicados para reproduzir o efeito — e combinam com todos os tons de pele. “Independentemente da temperatura ou do tom da sua pele, o vermelho sempre vai funcionar. Para peles mais escuras, usamos um produto mais pigmentado; para peles mais claras, usamos um menos pigmentado ou uma menor quantidade de produto”, completa ela.
Para que a maquiagem fique ainda mais natural, Brigitte indica usar produtos cremosos, que são mais fáceis de espalhar e não exigem tanta precisão. “O blush cremoso traz uma textura mais fresca, um viço para a pele. O pincel duo fiber ajuda a deixar o visual ainda mais fluido, enquanto uma versão menor vai deixar o produto mais concentrado. A ideia é não usar um pincel nem tão grande nem tão pequeno, para conseguir dosar a quantidade de produto e a área em que você quer trabalhar”, explica.