Morreu neste fim de semana o ex-presidente da IMG Models Ivan Bart, aos 60 anos. A notícia foi confirmada nas redes sociais do empresário nesta segunda-feira (30) e a causa da morte ainda não foi divulgada. Conhecido como um titã da moda, Bart projetou carreiras de modelos de sucesso como Gisele Bündchen, Lauren Hutton, Carolyn Murphy, Stephanie Seymour, Hailey Bieber e Gigi e Bella Hadid.
A notícia chocou o mundo da moda e nomes como Naomi Campbell, Ashley Graham e Cindy Crawford se manifestaram nas redes. “Nunca esquecerei seu espírito, seus abraços e as lutas pelos outros. Obrigada, obrigada, obrigada por tudo. Descanse em paz, lenda. Sr. Bart, para sempre ‘Meu chefe’. Você é muito amado”, publicou Gigi Hadid.
Ao longo da carreira, Bart defendeu a diversidade na moda e é creditado por construir as carreiras de modelos como Alek Wek, Hari Nef, Precious Lee, Zach Miko, Quannah Chasinghorse e Paloma Elsesser.
Sob sua direção, a IMG bateu de frente com a indústria. Quando a Ford Models fechou a divisão plus size, em 2014, Bart contratou as modelos que foram deixadas pela agência — como ninguém menos que Ashley Graham.
Estilistas, maquiadores e famosos prestaram condolências no perfil de Bart. Zac Posen, Christian Cowan, Shanina Shaik, Karen Elson, Pat McGrath e Rachel Zoe são alguns dos muitos. Em comunicado, o presidente da Endeavor, Mark Shapiro, chamou Bart de “um pioneiro na indústria da moda”:
“Durante o curso de três décadas na IMG Models, Ivan literalmente mudou a forma e a face da indústria da moda por dentro. A busca incessante pela diversidade e inclusão desafiou os guardiões da moda e criou nomes conhecidos cuja presença inspirou gerações. Eu literalmente sentei ao lado dele com a ex-equipe que administrativa a Victoria’s Secret enquanto ele educadamente argumentava que a marca tinha que mudar seu desfile anual e apostar em diversidade – de tamanho, idade, raça. Ele era a voz antes que houvesse uma voz. Ele foi corajoso e viu a beleza em todas as formas.”
